Os atributos representam as capacidades principais do personagem, ligando-se às qualidades importantes para a mecânica adotada pelo RPG. São 5 (cinco) atributos principais, os quais podem ser aprimorados utilizando pontos de aprimoramento.
Vigor
Ataque Base
Defesa Base
Acerto
Evasão
1.1 Vigor
O vigor representa a capacidade física de seu personagem associado à stamina e vitalidade. Neste universo, será possível construir personagens com mais pontos de vida que o comum, mas tal multiplicador não estará equilibrado com outros. O vigor estará mais interligado com a stamina de seu personagem.
1 ponto em vigor = +2 pontos de vida e +5 de stamina.
1.2 Ataque Base
O Atributo Ataque Base representa a capacidade de desferir dano de qualquer fonte apta a causar dano ao alvo. O Atributo Ataque Base é a fonte primária de dano, o qual somado a outros modificadores resultará no Ataque Total, que é confrontado com a Defesa do Alvo, para então ser descontado dos Pontos de Vida do alvo.
1.3 Defesa
O Atributo Defesa Base representa a capacidade de mitigar o dano sofrido. É a fonte primária de defesa, a qual somada a outros modificadores resultará na Defesa Total, que é confrontada com o Ataque Total ao receber uma Ação Ofensiva, subtraindo-se do Ataque Total o valor da Defesa, para então subtrair o excedente dos Pontos de Vida do alvo.
1.4 Acerto
O Acerto é a capacidade de acertar uma Ação Ofensiva contra um alvo. O Atributo Acerto do ofensor é comparado com o Atributo Evasão do defensor, calculando-se o valor base dos personagens acrescidos dos modificadores. Se o valor do Atributo Acerto (Total) for maior que do Atributo Evasão (Total), o alvo será acertado.
1.5 Evasão
A Evasão é a capacidade de se evadir utilizando-se uma Ação Defensiva como resposta a uma Ação Ofensiva. O Atributo Evasão do defensor é comparado com o Atributo Acerto do ofensor, calculando-se o valor base dos personagens acrescidos dos modificadores. Se o valor do Atributo Evasão (Total) for maior que do Atributo Evasão (Total), o defensor terá evadido da ofensiva com sucesso.
2. SUB-ATRIBUTOS
Os sub-atributos representam outras capacidades do personagem, as quais não são exatamente secundárias no quesito importância, mas derivam de outros atributo em questão de fórmula numérica ou estão mais ligadas à mecânica do RPG do que a uma característica do personagem em si. São mais 5 (cinco) sub-atributos, que não podem ser aprimorados diretamente utilizando pontos de aprimoramento, mas podem ser aumentados por outras fontes diversas, seja aumentando o atributo principal, seja um buff ocasional, seja outro fator.
Pontos de vida
Stamina
Taxa Crítica
Dano Crítico
Velocidade de ataque
2.1 Pontos de vida
Os pontos de vida representam o estado de saúde. Quanto mais próximo de 0 os seus pontos de vida, pior o seu estado de saúde. Quanto mais próximo do máximo os pontos de vida, melhor o seu estado de saúde.
Todo personagem começa com um valor base de 100 pontos de vida, independente de seu Atributo Vigor.
2.2 Stamina
A Stamina representa a capacidade de realizar Ações Especiais, as quais podem se dar narrativamente, quando for uma ação relevante e que notoriamente tenha um gasto energético relevante (em PvE), até o uso de Habilidades Especiais (PvE e PvP).
2.3 Taxa Crítica e Dano Crítico
A Taxa Crítica representa a capacidade de realizar Ações Ofensivas com um modificador extra [Dano Crítico] aplicado ao seu Atributo Ataque (Total). A Taxa Crítica é o valor que dita se a Ação Ofensiva foi Crítica ou não, enquanto o Dano Crítico é o valor que dita quanto dano será somado/multiplicado ao dano que seria originalmente desferido sem o Crítico.
2.4 Velocidade de Ataque (VdA)
A Velocidade de Ataque (VdA) representa quantas ações são possíveis fazer por turno. Todo personagem possui uma VdA fixa no valor de 3 - três ações por turno. Por turno, é possível utilizar apenas 1 (uma) Ação Ofensiva, 1 (uma) Ação Defensiva e 1 (uma) Ação de Movimento.
Por regra, cada postagem de combate (PvP ou PvE oficial) pode conter um turno. Em PvE privado/não-oficial, cabe ao narrador e jogador decidirem quantos turnos será possível fazer por postagem.